Páginas

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

EMTEC 2010

by tcmcardoso

Participei hoje no Auditório da Universidade Estácio de Sá – Campus Cabo Frio, do I Encontro Municipal de Tecnologia Educacional – EMTEC – 2010. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio/RJ, através do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal e teve como tema “As Tecnologias da Informação e Comunicação como Ferramenta Pedagógica”.
Fiz a submissão do meu trabalho final do curso de pós-graduação Novas Tecnologias no Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense A Elaboração do Conceito de Função por Meio de Novas Tecnologias na categoria Relato de Experiência de Sucesso.
Apesar do nervosismo de ter sido a última a fazer a apresentação do relato e com o tempo para lá de estourado, gostei muito da experiência.
Para conhecer o trabalho mais de perto, acesse: http://marcia-francesconi.wiki.zoho.com/HomePage.html  

Equipe do NTM e MTs
Palestra do Diretor de Produção de Conteúdo e Formação em Educação à Distância do MEC Demerval Guillarducci Bruzzi
Cursistas do Aluno Integrado com o Sr. Bruzzi
Apresentação do meu relato de experiência de sucesso
Finalização do meu relato de experiência
Finalização do Evento com agradecimentos da equipe do NTM

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Simulação Eleições 2010

by tcmcardoso


Acompanhando a atual conjuntura política das Eleições para os Poderes Executivo e Legislativo do nosso país, a professora de Geografia Elenir Lemos implementou junto aos seus alunos (1º e 2º turnos) o projeto de simulação de votação na nossa Escola. 
Nele, os alunos foram os candidatos e trabalharam na proposta de governo, campanha política, distribuição de santinhos, propaganda na rádio recreio, entre outras atividades. 
Os MTs do LIED se incumbiram da elaboração da estrutura para simulação da eleição online que ocorreu hoje nos dois turnos. 
A estrutura dessa votação foi produzida com o Google Docs, onde foram elaboradas cinco apresentações para divulgação dos candidatos aos cargos do pleito: Deputado Estadual, Deputado Federal,  Senador, Governador/Vice-Governador e Presidente/Vice-Presidente. Para escolha final dos candidatos, novamente foi utilizado o Google Docs explorando a ferramenta Formulário.
O Formulário do Google Docs facilitou a apuração do resultado, pois os votos foram enviados diretamente para as contas de usuários dos MTs, além de dar acesso aos gráficos das planilhas de votação através da opção "exibir resumo das respostas".
A dinamização da votação foi feita através da criação de um site utilizando o editor de sites Webnode.
Quer conhecer a proposta? Acesse: http://eleicoes2010-marciafrancesconi.webnode.pt/
Avaliação do projeto? Apesar de alguns pequenos problemas, como: apenas dois computadores com acesso a Internet para a votação de toda comunidade escolar, sendo necessário a continuidade da eleição em data posterior e a falta de funcionalidade da enquete disponível na página inicial do site que aceitou a resposta uma única vez (pelo IP do computador), SUCESSO!!!
Para mais detalhes, visite também http://marciafrancesconi.blogspot.com/

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Aula inaugural

by tcmcardoso

A aula inaugural do novo Laboratório de Informática Educativa da E. M. Márcia Francesconi Pereira foi no dia 13 de setembro com a turma 603/2º turno do professor de Matemática José Felipe Stolanno.
Nessa aula os alunos praticaram cálculos matemáticos utilizando o Tux Math que é um jogo educativo para aprender matemática de uma forma mais criativa e divertida. O jogo é uma espécie de SpaceInvaders, onde os meteoros são acompanhados por operações matemáticas e para destruí-los o usuário tem que resolver as operações. O personagem principal do jogo é o famoso Pinguim Tux, que vai destruir todos os meteoros com sua arma de raios laser que é ativada pelas soluções matemáticas.
Nesse novo ambiente, temos um espaço de 29 m2 e computadores multiterminal, ligando dois monitores, seus respectivos teclados e mouses em um único gabinete, totalizando trinta e quatro terminais que permitiu que todos os alunos utilizem o laboratório simultaneamente.
Os computadores estão com a versão Linux Educacional 3.0 que vem acompanhada com softwares como: Gcompris 8.4, BrOffice 3.0, Firefox 3.0.2, Conteúdo Educacional do Mec, que englobam, Vídeos da TV Escola, Livros e artigos do Domínio Público, Hinos, Xadrez, entre outras coisas.